Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Rebalanceamento de carteira: como os algoritmos da Magnetis ajudam você

Investir não precisa ser algo complicado, mas alguns fatores podem te afastar de potencializar seus investimentos e alcançar os seus objetivos. Quem já investe conhece a importância de diversificar os ativos para garantir maior retorno e minimizar riscos, mas você sabe o que é rebalanceamento de carteira

A seguir, descubra mais sobre a técnica, seu papel na carteira de investimentos e como a Magnetis facilita esse processo, para que você não perca tempo nem dinheiro.

Balanceamento e rebalanceamento: o que são? 

Antes de mais nada, para entender o que é rebalanceamento, você deve estar familiarizado com o termo balanceamento, que nada mais é do que a forma como seus ativos estão distribuídos na carteira financeira. 

Em outras palavras, o balanceamento ocorre a partir da divisão dos produtos financeiros em renda fixa e variável, sempre aliada ao seu perfil de risco, momento de vida e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Portanto, o rebalanceamento consiste no ajuste dos investimentos, feito de forma periódica com intuito de manter a proporção da alocação do dinheiro nas diversas classes de ativos equilibrada. 

Seja após um resgate, a inclusão de um objetivo ou simplesmente para aperfeiçoar sua estratégia de investimento, a técnica é fundamental para manter sua carteira em constante equilíbrio e evolução, através da compra e venda de ativos. 

A importância de fazer um rebalanceamento de carteira de tempos em tempos

O rebalanceamento da carteira é responsável por manter uma carteira realmente diversificada ao longo do tempo, afinal é necessário redistribuir os ativos sempre que necessário para continuar alcançando os melhores resultados. Além disso, a prática protege seus investimentos da imprevisibilidade do mercado financeiro, oferecendo maior suporte durante crises. 


Assim como a diversificação contribui para minimizar os riscos, o rebalanceamento garante que a sua carteira continue diversificada de maneira a atingir seus objetivos e contemplar o seu perfil de risco. 

Quando uma classe de ativos mais arriscada se destaca ou quando um resgate é feito, a tendência é que o risco aumente por falta de ativos com liquidez, por exemplo. 

O rebalanceamento será responsável pela venda de ativos e aquisição de aplicações mais seguras para diminuir qualquer chance de perda. Dessa forma, é importante aplicar a técnica de maneira adequada de tempos em tempos para aproveitar ao máximo seus benefícios. 

Como fazer um rebalanceamento de carteira?

A recomendação é que o rebalanceamento acompanhe os seus objetivos financeiros e que você aproveite a oportunidade dessa revisão para resgatar dinheiro de alguma aplicação, se necessário. 

Para maior efetividade, é preciso que o investidor acompanhe os resultados dos investimentos de perto, garantindo que o rebalanceamento seja feito no momento mais adequado. Algumas dicas podem facilitar a aplicação dessa técnica tão importante para os seus investimentos. Confira a seguir.

Observe a proporção em que a carteira se encontra

Ao definir seus objetivos inicialmente para desenvolver sua carteira, o balanceamento será feito de acordo com o seu momento de vida e como você deseja atingir suas metas a longo prazo. 

Para exemplificar, um caso muito comum: investidores jovens que costumam se expor mais à volatilidade no início de suas jornadas com investimentos, mas que tendem a preferir ativos de menor risco com o passar do tempo. Ao definir limites na proporção das classes de ativos, o rebalanceamento deve ser feito quando ele for ultrapassado, de acordo com a disposição ao risco de cada perfil. 

Ao observar a proporção em que a carteira se encontra, ou seja, qual o percentual de produtos de renda fixa e renda variável presentes nela, é possível moldar estratégias e realizar as vendas e compras necessárias para rebalancear a carteira de acordo com seu novo momento. 

Realize compras e vendas para voltar ao estado original

Quando um resgate é feito, a proporção da carteira será automaticamente modificada. Portanto, para garantir que ela volte ao estado original, respeitando o que foi definido inicialmente para facilitar o alcance de suas metas, deverá ser feita a venda e compra de ativos financeiros. 

Assim você garante o equilíbrio de sua carteira e não terá a sensação de que seus investimentos não rendem mais como antes. 

Fazendo um rebalanceamento de carteira sozinho

Como você pôde ver, o rebalanceamento não é uma prática simples, mas não deve de forma alguma ser deixada de lado. Ao investir por conta própria, com auxílio de instituições financeiras, cabe a você, investidor, realizar a redistribuição de classes de ativos, com foco em manter a estratégia inicialmente planejada ou simplesmente permitir que você alcance uma nova meta. 

Monitore a composição da carteira

Para realizar o rebalanceamento, você deverá monitorar a composição de sua carteira com atenção, respeitando os períodos previstos para a redistribuição —  a cada 6 meses ou 1 ano —, o limite de proporção definido e seus próprios objetivos. Cada ativo deverá ser analisado cuidadosamente para cumprir todos esses critérios. 

Fique atento às datas de calibragem

Se você quer alcançar os melhores resultados com seus investimentos, não basta apenas alocar os seus aportes financeiros. Nesse sentido, é importante estar atento às datas de calibragem para não deixar de distribuir ativos em sua carteira no momento correto e assim perder chances de potencializar seu retorno financeiro. 

Rebalanceamento de carteira com ajuda dos algoritmos da Magnetis

Rebalancear a carteira é uma prática imprescindível para todos os perfis de investidor, para acompanhar as oscilações do mercado financeiro e o próprio rendimento das suas aplicações. 

Por conta da necessidade de monitoramento constante, é comum que muitos investidores deixem de realizar o rebalanceamento de carteira por falta de tempo ou até mesmo habilidade técnica para redistribuir as classes de ativos da melhor forma possível. 

É nesse momento que os algoritmos da Magnetis entram em ação para otimizar esse processo e garantir uma carteira sempre equilibrada e coerente com os seus objetivos

Ao deixar o seu dinheiro conosco, passamos a monitorar constantemente os seus investimentos para detectar a necessidade de qualquer ajuste. Dessa forma, o rebalanceamento é feito de forma automática, incluso na taxa de administração única da Magnetis. Assim, ao invés de ter mais uma preocupação ao investir, você pode apenas aproveitar seus resultados

Como acontece o rebalanceamento da minha carteira?

O rebalanceamento Magnetis acontece de duas formas:

  • rebalanceamento passivo: quando há um novo aporte, os valores são automaticamente direcionados para os ativos que mais irão se beneficiar das aplicações;
  • rebalanceamento ativo: ocorre apenas quando uma aplicação é vendida para que outra possa ser comprada, e teremos o cuidado de escolher essa opção somente caso o custo seja o menor possível para o investidor.

A Magnetis oferece condições repletas de vantagens para você investir entre os mais de 20.000 ativos disponíveis, que garantem uma diversificação e rebalanceamento como você não irá encontrar em qualquer outro lugar. 

Comece a investir sem medo

Nossa equipe de especialistas tem como principal objetivo tornar os seus sonhos realidade e garantir os melhores resultados sem você precisar se preocupar com nada. 

Além do rebalanceamento automático, contamos com fundos de investimento exclusivos, o que resulta em custo zero para o investidor durante o processo de redistribuição de ativos. 

Na Magnetis, não há qualquer conflito de interesse, e o foco é desenvolver carteiras de investimentos a partir da análise de seu perfil e das suas reais necessidades. 

Fazemos todo o trabalho por você e escolhemos os melhores investimentos de forma ágil e prática. Comece a investir sem medo com total suporte de uma gestora que veio para mostrar que sempre há maneiras de investir mais e melhor!

Aplicativo Magnetis
Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor