Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Remessa online: entenda o que é e como usar

Há muito mais vantagem no envio de dinheiro a outro país por um aplicativo online do que por um banco, particularmente devido às menores taxas. Você conhece o Remessa Online? Eis uma ótima alternativa para esse tipo de transação, totalmente seguro e prático. A rapidez do serviço, assim como sua qualidade, são alguns dos principais benefícios.

Também existem outras plataformas e aplicativos que podem ser utilizados para enviar ou receber quantias do exterior. Cada opção tem suas conveniências e peculiaridades. Neste artigo, explicaremos primeiro do que se trata a Remessa Online, como ela funciona e quais suas vantagens. Em seguida, apresentaremos outras opções para você avaliar. Confira!

O que é a Remessa Online e como utilizá-la?

Remessa Online é uma plataforma virtual concebida em 2016. Trata-se de uma empresa independente, de cunho intermediário e credenciada pelo nosso Banco Central, o BACEN, que executa operações financeiras internacionais. Junto a eles atua o Banco Máxima, cuja função se restringe à liquidação de valor.

Enviar dinheiro ao exterior dessa forma não é custoso e ainda apresenta segurança, agilidade e taxas inferiores às dos bancos tradicionais. Nessa plataforma, podemos fazer simulação dos valores enviados, assim como buscar informações sobre os spreads — as diferenças de cotação comercial de moedas usadas nas operações.

Como fazer o cadastro nessa plataforma?

O processo é bem simples. Você vai entrar no site do Remessa Online e, em seguida, informar se é pessoa física ou jurídica. Insira, então, os seus dados pessoais, criando finalmente seu login e senha. Vale lembrar que, provavelmente, será preciso saber o código do banco utilizado para a transferência.

Cadastre-se nos modos Completo ou Simples. O primeiro exige documento de identificação, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda com recibo e ficha de cadastro assinada, dependendo da empresa registrada. Para o cadastro Simples, bastam o documento de identificação e o comprovante de residência.

Quanto tempo demora para enviar ou receber?

Um dos pontos positivos é que você realiza seu cadastro no Remessa Online em poucos minutos. Logo depois já se pode fazer um envio. A plataforma é bem intuitiva, e a realização de uma transação é liberada em poucas etapas.

Pode-se dizer que essa é a forma mais ágil de se enviar uma quantia a outro país. Após o pagamento ser confirmado, o dinheiro geralmente cai na conta do exterior em apenas um dia útil. A efetivação de cada operação é feita de acordo com o padrão de horário bancário, de segunda a sexta-feira. Bem prático e eficiente, não é mesmo?

Como funcionam as cotações e as taxas?

Você deve estar se perguntando como funciona a taxa de câmbio e as cotações. Não há mistério. O valor total da operação é calculado somando-se os câmbios comerciais aos custos, IOFs e às tarifas bancárias. Sobre o câmbio comercial, considera-se a cotação do dólar ou outras moedas estrangeiras, conforme seus mercados. Não há demais taxas.

Quanto ao custo, ele se refere à utilização dos serviços da plataforma, que não se altera, ficando em 1,3% para qualquer remessa ao exterior — o menor de todos no mercado. Já o IOF é o imposto cobrado em cima de qualquer transação. Ele pode oscilar entre 0,38% e 1,1%, de acordo com a razão pela qual se realiza cada remessa.

Finalmente, temos as tarifas bancárias, que dependerão da quantia enviada. Uma remessa com limite de 2.500 reais, por exemplo, cobra inalteráveis R$ 5,90. Naquelas que ultrapassam esse valor, independentemente da moeda utilizada, o serviço não cobra nenhuma taxa.

Quais as devidas precauções ao fazer seus envios?

A Remessa Online é totalmente segura, sendo credenciada pelo BACEN a fim de intermediar as operações internacionais. Porém, se quiser checar melhor, você pode buscar a razão social deles no portal do Banco Central do Brasil. Seu nome registrado estará como BeeTech Assessoria Financeira Tecnologia LTDA.

A propósito, a Remessa venceu o Programa de Aceleração Visa junto a outras startups, no ano de 2017. Em poucos anos, eles realizaram mais de trezentas e trinta mil transferências, para quase oitenta mil clientes. São oito bilhões e meio de reais movimentados de maneira ágil e econômica!

Quais os principais aplicativos do mesmo setor?

Como vimos, o Remessa Online é bem eficiente, prático e econômico. Porém, existem ainda outros sites e aplicativos que estão praticamente no mesmo nível de qualidade, rapidez e segurança. Veja quais são eles, compare suas características próprias e escolha aquelas que melhor atendem aos seus objetivos.

TransferWise

O TransferWise consiste em um dos meios mais em conta atualmente para as transferências de dinheiro ao exterior. Acredite, o serviço sai realmente bem barato: de acordo com a empresa, eles são até oito vezes menos custosos do que os meios tradicionais de envios. Podemos dizer que ele está no nível do Remessa Online.

É bem simples, diferentemente de quando submetemos determinada soma a uma transação internacional convencional, com suas taxas e intermediários. Com eles, o dinheiro não cruza nenhuma fronteira. O usuário faz a transferência para as contas locais da TransferWise. A mesma empresa, nos países destinatários, passa a quantia, já convertida, ao receptor.

ClickTransfer

Esse aplicativo espanhol também fica associado a contas bancárias locais. Dependendo do navegador, você pode encontrar algum empecilho, portanto, prefira o Firefox para utilizá-lo, por exemplo. Trata-se de um site bastante intuitivo, sem complicações em seu uso. Sua primeira operação é feita gratuitamente, sem a necessidade de vouchers nesse processo.

MoneyGram

O aplicativo apresenta ótima qualidade, particularmente para quem não tem conta bancária fora do país. Se você pretende viajar para o exterior, pode dar uma olhada no MoneyGram e se deparar com boas tarifas. Seguro e ágil, o único “porém” é a necessidade de se fazer tudo presencialmente. Leva-se a soma às agências e as quantias são recebidas do mesmo modo.

Após essa análise comparativa entre os diferentes sites, aplicativos e plataformas para transação internacional, temos um panorama esclarecedor. O Remessa Online e o TransferWise provavelmente são os mais baratos, rápidos e práticos dentre esses serviços. Contudo, todos os indicados na lista são bem confiáveis e oferecem qualidade suficiente.

análise de investimentos
Mariana Congo

Mari Congo tem paixão por explicar coisas difíceis de forma fácil. É jornalista, educadora financeira, especialista em finanças pessoais e investimentos e gerente de comunicação na Magnetis.

leia mais desse autor