Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

10 ideias de como conseguir renda extra

Seja qual for o seu objetivo financeiro — manter o orçamento no azul, comprar um bem, ter alguma estabilidade —, mudar hábitos é essencial para alcançá-lo. Isso inclui apertar um pouco as finanças pessoais e correr atrás de uma renda extra.

Porém, sabemos que nem sempre é fácil decidir qual é a atividade certa para conquistar uma receita adicional. Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo e apresentar 10 ideias de como conseguir um dinheiro a mais no fim do mês. Vamos a elas?

desafio 52 semanas

1. Vender itens em desuso

Essa é uma ótima alternativa para quem precisa de uma renda extra. Isso porque, além de ganhar espaço no guarda-roupas, você pode oferecer algo muito útil para outras pessoas e que não é tão fácil de encontrar.

É claro que é importante colocar à venda somente aqueles objetos que estão em bom estado de conservação. A ideia é levantar um dinheiro a mais para si e a outra pessoa adquirir o item sem pagar muito caro por ele em uma loja.

Para ajudar nas vendas, vale a pena participar de grupos de desapego nas redes sociais. Também existem aplicativos para esse fim. Basta fazer o cadastro, anunciar seus objetos e atender quem vier procurar o seu perfil.

2. Dar aulas particulares

Se você domina um determinado assunto, por que não ajudar outras pessoas que precisam aprender? Algumas têm certa dificuldade em assimilar o conteúdo aplicado em sala de aula e, por isso, precisam de aulas de reforço.

Ainda há outros tipos de aulas, como as de música, as de idiomas e até mesmo as de artesanato. Ou seja, não é preciso dominar somente matérias escolares. Qualquer conhecimento que possa ser compartilhado e ajudar alguém a aprender já vale muito.

Divulgue suas aulas entre amigos e parentes, na internet ou em estabelecimentos próximos na região em que mora. Assim, além de conseguir uma renda extra, é possível colaborar com a educação e o enriquecimento cultural de outras pessoas.

3. Cuidar de animais de estimação

Gosta de bichos? Então, essa pode ser uma ótima oportunidade de ganhar uma renda extra. Ao aceitar receber e cuidar de pets em casa, você ajuda aquelas pessoas que precisam viajar e não têm com quem deixar os bichinhos, por exemplo.

Esses cuidados não se aplicam somente aos períodos em que os donos estão ausentes. Existem aqueles tutores que não têm disponibilidade para levar os animais para passear, fazer as necessidades ou mesmo alimentá-los na frequência adequada.

É nessas horas que entram seus serviços. Ofereça-se para cumprir essas tarefas diárias — caso também tenha tempo — ou receber os pets na sua casa, como um lar temporário durante as viagens dos donos e os finais de semana. É importante negociar um preço que valorize seu trabalho, mas que não seja tão caro quanto a opção de um hotelzinho.

4. Alugar alguns itens

Já pensou em alugar aquela roupa de gala, que você usou apenas na formatura ou em um casamento? E os itens esportivos que não usa o tanto quanto gostaria ou ferramentas que podem ser emprestadas? É a verdadeira economia colaborativa.

Às vezes, as pessoas precisam de itens que serão tão pouco usados que a compra deles não compensa. Nesses casos, o aluguel cai como uma luva, já que é uma opção mais barata e que não exige espaço da casa para estoque.

Aproveite essa oportunidade listando os objetos que estão em bom uso e publique-os nos grupos de redes sociais ou plataformas voltadas para esse fim. Isso vai fazer com que aquele item que você comprou traga um retorno financeiro que será muito bem-vindo.

5. Fazer quitutes

Usar seus dotes culinários pode ser um bom caminho a se seguir para fazer uma renda extra. Afinal, se tem uma área que sempre pode trazer bons resultados, é a de alimentação. Então, apostar em quitutes (como bolos, docinhos, pães, salgadinhos e tortas) é sempre uma ótima opção.

Portanto, use a criatividade e transforme o seu hobby de final de semana em uma forma de ganhar dinheiro. Comece aos poucos, vendendo para familiares, amigos e vizinhos e veja como essas pessoas reagem.

Quando sentir um pouco mais de segurança, pode ir atrás de um público maior, oferecendo as guloseimas na internet, em grupos e até mesmo fazendo parcerias com estabelecimentos próximos. Quem sabe isso não vira um negócio bem rentável daqui a um tempo e ajuda você a mudar de vida?

6. Participar de pesquisas e testes cegos

Uma das melhores maneiras que as empresas têm de conhecer seus clientes é por meio de pesquisa. Algumas delas chegam a remunerar pessoas para que elas forneçam opinião sobre o negócio, o estabelecimento, o atendimento, entre outras coisas.

Você pode se candidatar para essas pesquisas nos sites das empresas ou em aplicativos que hospedam esses quizzes. Entrar em programas de cliente oculto também pode ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.

7. Escrever textos para web

O Marketing Digital vem ganhando um espaço cada vez maior, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdo. Se você tem um excelente português e gosta de escrever, pode usar isso para ganhar uma renda extra.

Dependendo da sua disponibilidade, o serviço de redação pode gerar um montante bacana no fim do mês. Cadastre-se em plataformas e sites que ajudam a conectar clientes e redatores e comece a pegar uns jobs para escrever.

8. Realizar investimentos para obter lucros

Você pode fazer investimentos financeiros e conseguir um dinheiro extra a partir dos rendimentos que eles oferecem. Existem opções para curto, médio e longo prazo, para todo perfil de investidor.

Porém, vale a pena destacar que se não pode entrar nesse mercado às cegas. É importante investir em estudo, aprender a investir e só depois seguir para a prática. Assim, é possível fazer escolhas sábias.

Se quiser mesmo iniciar no mercado financeiro, mas ainda não sentir segurança o suficiente para dar o primeiro passo, conte com a ajuda de uma assessoria. Os especialistas podem ajudar no aconselhamento para a escolha das pções com as melhores taxas de juros (que aumentam a rentabilidade).

9. Trabalhar como assistente virtual

Apesar de parecer meio inusitado, muitas oportunidades são oferecidas para o serviço de assistente virtual. Principalmente em plataformas voltadas para o trabalho freelancer, que conectam empresas e profissionais.

Um exemplo bastante comum entre quem procura essa atividade são os clientes que buscam atendentes digitais de chats, por exemplo. Esse é um trabalho que pode ser feito sem precisar sair de casa (o famoso home office), só com o auxílio do computador.

10. Oferecer serviços gerais

Você tem habilidade para realizar pequenos reparos, como consertar vazamento, trocar uma resistência de chuveiro, consertar uma torneira ou instalar um ventilador de teto? Então, ajudar as pessoas a resolverem essas ocorrências domésticas pode ser a sua saída para conseguir uma renda extra.

E engana-se quem ainda acha que esse tipo de serviço só pode ser prestado por homens. Existem muitas mulheres que são especialistas em determinadas atividades e fazem um excelente trabalho. Então, é um mercado que está aí para todos.

Viu só como tem uma gama de atividades para conseguir uma renda extra no fim do mês? Escolha a que tem mais a ver com as suas habilidades e vá em frente. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a ganhar mais dinheiro!

quem é você no mundo dos investimentos