O que é preciso fazer para ter uma renda passiva? Confira as alternativas!

por Malena Oliveira | 22/07/2019

O que é preciso fazer para ter renda passiva?
curso de investimento

Você sabe o que é necessário para ter uma renda passiva? Esse é um objetivo de muitos brasileiros, pois dá tranquilidade e segurança no longo prazo. É a certeza de que o seu futuro está garantido!

Além disso, recursos como a renda passiva possibilitam liberdade financeira, uma vez que é possível utilizá-los, com responsabilidade e controle, para várias finalidades.

Entretanto, é necessário ficar atento a alguns mitos que circulam na internet sobre o assunto. Vivemos em uma overdose de informações e nem sempre é fácil filtrá-las.

Saiba desde já que a construção de uma renda passiva não acontece em pouco tempo. Ela também não ocorre com pouco esforço, pois é necessário ter muito planejamento e disciplina para obter sucesso nessa estratégia.

Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente sobre o conceito da renda passiva, abordando a importância do planejamento financeiro para ter uma renda passiva. Continue lendo!

O que é renda passiva?

Trata-se do dinheiro que você recebe sem precisar fazer novos investimentos ou trabalhar. Isso acontece quando é possível acumular um grande patrimônio na conta bancária e, nesses casos, a pessoa consegue viver apenas com o rendimento dos juros compostos dessa aplicação financeira.

Quem não conta com uma grande fortuna também pode desfrutar de uma renda passiva. Nessa situação a pessoa precisa gastar menos do que ganha, guardando parte de seu montante mensal, a fim de juntá-lo e investi-lo.

Com o acúmulo de capital, o rendimento mensal dos investimentos pode aumentar. Dessa forma, fica cada vez mais perto de viver de renda.

É claro que não existe fórmula mágica e, muitas vezes, é inviável conquistar esse objetivo em curto prazo.

Nesse aspecto, é necessário ter bastante persistência e disciplina, mas esse sacrifício valerá a pena, pois você terá mais conforto e segurança futuramente ao conquistar sua independência financeira.

Qual é a diferença entre renda ativa e renda passiva?

A renda ativa faz referência ao ganho gerado por meio de um trabalho. Nessa situação, é necessária uma quantia determinada de horas e também é preciso executar uma tarefa específica.

Considerando essa característica, essa forma de receita é formada por salários ou honorários, comissões e direitos trabalhistas que se relacionam com esforço em uma determinada atividade.

Não é novidade para ninguém que, na maioria das vezes, as fontes de rendimento das pessoas se enquadram na categoria de renda ativa. No entanto, viver exclusivamente disso pode ser perigoso, uma vez que a renda ativa pode não ser constante.

Se você perder o emprego, por exemplo, sua renda ativa pode acabar da noite para o dia. Essa situação piora se o profissional for autônomo, pois ele não conta com a proteção das leis trabalhistas.

Caso ele perca o cliente, por exemplo, terá um serviço a menos e ainda precisará se esforçar para encontrar novas oportunidades, o que pode fazer que, em um determinado período, sua renda caia.

Dessa maneira, podemos afirmar que a renda passiva é uma garantia maior de segurança e ganhos complementares. Isso porque ela ajuda a manter o padrão de vida ou mesmo até proporcionar sua melhora significativa.

O que é preciso fazer para ter renda passiva?

Destacamos anteriormente que a renda passiva não se constrói do dia para noite. É necessário dedicar um tempo com o intuito de alcançar esse objetivo. Partindo desse ponto, muitas pessoas apresentam a seguinte dúvida: como começar?

Primeiramente é necessário controlar as suas finanças. O primeiro passo a ser dado é controlar seus gastos. Assim você será capaz de conhecer seu orçamento, se planejar e começar a poupar seu dinheiro.

Lembre-se de prever detalhadamente tudo que você vai gastar e sempre guarde uma quantia todos os meses. Você pode seguir a regra 50-15-35, que prevê um orçamento para cada tipo de gasto.

Com o passar do tempo, conforme o capital vai se acumulando, você pode começar a investir!

Como construir a renda passiva?

A forma mais simples é obtê-la é por meio de investimentos. Não é necessário começar com muito e nem em investimentos com renda variável, por exemplo, em que os riscos são maiores.

Entretanto, para que você possa viver apenas com o rendimento proporcionado pelos juros compostos das aplicações financeiras, você precisa sempre aumentar o montante investido.

Para começar a investir, você precisa saber o seu perfil investidor. A partir dele, é possível entender melhor qual perfil de risco de investimento você está mais suscetível, bem como adequar os tipos de investimento com os seus objetivos!

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é essencial para que possamos conquistar nossos objetivos. Assim como em qualquer parte da vida, é importante criar objetivos, entender as suas necessidades e continuar com foco em resultados.

Com um planejamento financeiro você está sempre ciente da sua vida financeira, em dia com suas contas e cada vez mais perto de alcançar tudo que deseja. Para ter uma renda passiva, esse é um dos principais passos!

A renda passiva não se constrói do dia para noite. É necessário se planejar com intuito de alcançar esse objetivo. Nesse momento, é fundamental guardar dinheiro todos os meses, ter disciplina e fazer investimentos.

Agora, que já sabe como construir a renda passiva, confira quais são os melhores investimentos para quem deseja ter uma renda mensal!

Avaliar o post
curso de investimento