Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Restituição do imposto de renda: como investir esse dinheiro?

Muitos consideram a restituição de imposto de renda uma oportunidade para alocar mais recursos em suas carteiras de investimento. Se você é um dos contemplados por essa devolução, saiba como investir esse dinheiro e ficar ainda mais próximo das suas metas.

Como funciona a restituição do imposto de renda?

Um dos momentos mais aguardados pelos contribuintes é a devolução do valor pago a mais para a Receita Federal. Se você ainda não sabe como funciona a restituição do imposto de renda, fique ciente de que esse é um acontecimento comum.

Após a declaração ser feita, o software calcula automaticamente o imposto referente aos ganhos declarados, para que o pagamento seja feito. Porém, devido às deduções aplicadas – através da declaração de dependentes ou de despesas médicas, por exemplo –, pode ocorrer de o contribuinte obter um crédito com a Receita, pelo valor extra que foi pago de imposto.

Da mesma forma, milhares de funcionários brasileiros recolhem o IR mensalmente em suas folhas de pagamento. Nesses casos, quem pagou mais impostos do que deveria têm o direito de receber o seu dinheiro de volta.

Restituição do imposto de renda 2021: calendário de pagamento

Em 2021, de acordo com a Receita, cerca de 3,4 milhões de pessoas vão receber a restituição no dia 31 de maio – isso, apenas no primeiro lote. O restante será creditado até o dia 30 de setembro, em mais quatro lotes. No dia do pagamento, os contribuintes recebem o valor diretamente na conta indicada no momento da declaração. Confira o calendário completo:

  • 1º lote: 31/05/2021;
  • 2º lote: 30/06/2021;
  • 3º lote: 30/07/2021;
  • 4º lote: 31/08/2021;
  • 5º lote: 30/09/2021.

O que as pessoas costumam fazer com a restituição?

Normalmente, a restituição é utilizada para quitar dívidas, promover qualificações profissionais e acadêmicas, adquirir novos bens e também para realizar investimentos.

Não importa se o seu objetivo é construir um legado para os seus herdeiros, iniciar um novo negócio ou contratar uma previdência privada. O valor da restituição do IR com certeza fará diferença nas suas alocações, permitindo que você alcance o que deseja com maior facilidade – sejam os seus sonhos de curto, médio ou longo prazo.

Por que investir o dinheiro da restituição do IR?

Quando essa devolução acontece, trata-se de um dinheiro pelo qual, muitas vezes, não estamos esperando. Nesse sentido, um dos destinos possíveis para o valor é a sua carteira de investimentos.

Dessa forma, é possível garantir que a restituição trabalhe para você juntamente aos seus outros ativos, potencializando os seus ganhos. Entre as diversas opções de ativos, existem opções vantajosas que contemplam o seu perfil de risco e os seus objetivos financeiros.

Por isso, é importante descobrir onde investir, para aplicar melhor o seu dinheiro e alcançar a máxima rentabilidade.

Onde investir a restituição do imposto de renda?

Com o dinheiro creditado na sua conta bancária, previamente informada na declaração do IR, você poderá investir tanto na renda fixa quanto na renda variável

Entretanto, realizar os seus aportes de forma a cumprir os seus objetivos envolve a escolha estratégica de ativos. Para potencializar o retorno financeiro e minimizar os riscos ao longo da sua trajetória como investidor, o caminho é um só: a diversificação.

Através da composição de ativos de diferentes classes, sem correlação entre si, é possível construir uma carteira que trará resultados consistentes – assim como serviços automatizados e desenvolvidos com o suporte de especialistas contribuem para aumentar os seus ganhos.

Para investir a sua restituição do imposto de renda e ainda conferir, na prática, como a metodologia completamente voltada aos seus sonhos de vida é a melhor opção, conheça a Magnetis.

Carteiras Magnetis: aproveite seu dinheiro ao máximo

Você está prestes a comprovar que investir melhor não precisa ser algo complicado, através de condições exclusivas e de uma estratégia de diversificação única no mercado. A Magnetis chegou para te ajudar a alcançar a carteira de investimento ideal, 100% alinhada aos seus objetivos financeiros.

Assim, você não precisa dedicar o seu tempo a escolher e estudar cada um dos ativos sem ter a certeza de que está tomando a melhor decisão. Deixe esse trabalho para quem realmente entende do assunto.

Contamos com um time de especialistas por trás de uma tecnologia inovadora, responsável por escolher as melhores opções para a sua carteira. Como resultado, a partir do seu perfil e dos objetivos informados, você garante as combinações mais adequadas, dentre os mais de 20.000 ativos disponíveis.

Ao alocar a sua restituição do imposto de renda conosco, o rebalanceamento automático dos seus ativos se torna nossa responsabilidade, com taxa de rebate que volta direto para você.

As carteiras Magnetis são completamente pautadas pelas suas metas de vida, com total suporte de um serviço automatizado para realizar a análise de ativos financeiros, sem qualquer conflito de interesse. Comece a investir agora e aproveite essa oportunidade para aplicar a sua restituição. 

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor