Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

Quando se fala em restituição do Imposto de Renda, muitas pessoas ficam em dúvida. Afinal, esse é um valor que o contribuinte recebe de volta quando faz a declaração de IR, mas a quantia muda dependendo de cada caso.

O prazo para a restituição do IR também varia de acordo com a data de entrega da declaração. Em julho, as pessoas começam a receber o valor, mas há uma fila que precisa ser respeitada.

Neste post, você vai entender quais são os critérios para a restituição do Imposto de Renda, quem tem direito de receber, e qual é o calendário da restituição do IR 2021.

Continue a leitura para tirar suas dúvidas e, caso ainda tenha alguma questão, fique à vontade para deixar nos comentários.

Contents

O que é restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é uma quantia em dinheiro devolvida a quem faz a declaração do IR.

O valor da restituição é calculado a partir da diferença entre os impostos pagos e a faixa de tributação da pessoa.

Essa faixa é definida de acordo com o salário e com outros rendimentos recebidos, como aluguéis, receita de empresas e valor dos bens.

Quando você lança suas movimentações financeiras no programa da Receita Federal, ele já calcula automaticamente o valor da sua restituição.

Esse cálculo leva em conta a sua faixa de tributação e o total dos impostos que você pagou no ano anterior. O mais comum é que você receba a restituição, mas há alguns casos em que é necessário pagar valores ao Fisco.

O valor da restituição do IR é apresentado na hora do preenchimento da declaração. Ele será depositado na conta bancária informada na declaração.

Esse, aliás, é um dos motivos pelos quais é preciso revisar os dados incluídos no programa.

Caso exista valor a restituir, a quantia será depositada na conta da pessoa. Se for necessário pagar a diferença, é necessário emitir um boleto e quitar o débito à vista ou parcelado.

Também é preciso prestar atenção na hora de preencher as informações para não cair na malha-fina. Isso acontece quando há algum erro de preenchimento ou inconsistência dos dados na declaração.

Após a entrega, é possível consultar no site da Receita se a sua declaração foi processada.

Quando sai a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda começa a ser liberada no mês de junho. As datas de depósito acontecem uma vez por mês, até dezembro.

Em 2021, as datas para a restituição do Imposto de Renda são:

Lote            Data
1º lote           31/05/21
2º lote           30/06/21
3º lote           30/07/21
4º lote           31/08/21
5º lote           30/09/21

Os idosos e os professores têm prioridade na restituição do Imposto de Renda. Depois, as pessoas recebem de acordo com a data em que enviaram a declaração.

Mas não se preocupe se a sua restituição demorar um pouco mais para vir. O valor é reajustado pela taxa básica de juros, a Selic, mais juros de mora.

O cálculo da correção considera desde o momento do envio da declaração até o mês anterior ao pagamento da restituição.

Passo a passo: como consultar sua restituição no site da Receita Federal

A qualquer momento, você pode consultar o status da sua restituição do IR no site da Receita Federal. Assim:

  • acesse a aba Consulta à Restituição;
  • informe seu CPF;
  • informe o número do recibo da sua declaração (você encontra nos documentos salvos no computador usado para transmitir a declaração);
  • informe o código especial solicitado.

Caso você encontre a mensagem “processada – em fila de restituição”, quer dizer que a sua declaração foi recebida pela Receita e sua restituição será depositada em breve.

Existe uma fila que respeita principalmente o período em que você entregou a sua declaração.

Assim, se você deixou para o último dia, provavelmente seu depósito será feito no fim do ano.

Quem tem direito à restituição de IR?

Quem faz a declaração do IR geralmente têm direito à restituição. Para preenchê-la, basta fazer o download do programa da Receita Federal, juntar seus informes de rendimento e lançar as informações solicitadas.

Aqui no blog, aliás, publicamos uma série de conteúdos para ajudar você a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Outra possibilidade é instalar o aplicativo Pessoa Física, disponível para iOS e Android.

Por meio desse recurso, o contribuinte consulta e configura o recebimento de alerta para quando a restituição for liberada. Para isso, basta acessar o menu “Consulta Restituição”, informar o CPF e o ano de exercício.

Se o valor não tiver sido creditado, aparecerá uma estrela. Clique sobre ela para verificar o status. Caso o pagamento tenha sido realizado, você receberá no celular o aviso “Restituição enviada para o banco”. Isso significa que ela será paga nos próximos dias.

Para consultar o status da sua declaração e quando será a sua restituição do Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita.

Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipar a restituição do Imposto de Renda.

No entanto, trata-se de um empréstimo bancário. Ao antecipar a restituição, o banco empresta para você a quantia equivalente ao que será pago pelo Fisco, cobrando juros sobre esse valor.

Se quiser optar por essa alternativa, é preciso fazer a solicitação para a instituição financeira. O banco deve ser o mesmo que receberá o dinheiro posteriormente. Caso tenha indicado outro no momento da declaração, é preciso fazer uma retificação.

Geralmente, as instituições financeiras dão preferência ao cliente que recebe entre R$ 2 mil e R$ 7 mil de restituição. Caso esteja fora dessa faixa de valores, o pedido pode ser negado.

No entanto, caso você consiga se planejar para ter dinheiro de outra fonte, o ideal é evitar essa operação.

Além de não se comprometer com um empréstimo bancário, você evita o risco de ter de quitar o débito mesmo sem ter recebido a restituição. Isso pode acontecer, por exemplo, caso você caia na malha fina.

Como fazer o dinheiro da restituição do IR render mais?

A melhor alternativa ao receber a restituição do Imposto de Renda é quitar as suas obrigações financeiras. Depois disso, é a hora de investir o dinheiro.

Para isso, você deve levar em conta o seu perfil e os seus objetivos. O mercado financeiro oferece milhares de aplicações, mas nem todas servem para qualquer tipo de perfil.

O melhor investimento é aquele que tem um nível de risco adequado ao que você tolera. Esse fator é até mais importante do que a rentabilidade da aplicação.

Para investir de forma a atingir as suas metas de vida, aliando rentabilidade e segurança, você pode contar com a Magnetis, a gestora de investimentos que toma as melhores decisões para a sua carteira. 

Isso significa que investir mais, melhor e com um portfólio realmente diversificado não precisa ser um desafio. Afinal, os nossos especialistas trabalham continuamente para garantir resultados consistentes e minimizar riscos.

Agora que você entende como funciona a restituição do Imposto de Renda e sabe a importância de usar bem o dinheiro, chegou o momento de fazer investimentos melhores.

Para aproveitar todos os benefícios da startup mais promissora de investimentos, basta descobrir o seu perfil de investidor e definir os seus objetivos. Assim, você pode aplicar a sua restituição do IR e aproveitar essa oportunidade para levar os seus investimentos a um novo patamar. 

Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor