[Vídeo] Como lidar com os riscos de investir? 12 passos para mudar sua vida financeira

por Malena Oliveira

O que vem à sua cabeça quando se fala em riscos de investir? Essa é uma palavra que costuma causar uma sensação de medo, já que geralmente vem associada à ideia de perder alguma coisa.

Porém, todos nós convivemos com o risco todos os dias. Ele faz parte de cada escolha que fazemos, já que a maioria dos nossos recursos são limitados. Quer ver um exemplo?

É comum ficar indeciso entre sair de carro ou usar o transporte público. Daí, surgem as questões: e se o trânsito piorar?  E se não tiver estacionamento? E se chover? Todas essas questões tratam de riscos envolvidos nessa escolha.

Falando sobre investimentos, os riscos também fazem parte da decisão sobre onde investir seu dinheiro. Só que há uma maneira de tornar essa decisão a mais confortável possível para você.

No 9º episódio da série "12 passos para mudar a sua vida financeira", eu vou mostrar quais são os principais fatores que você deve levar em conta antes de escolher uma aplicação financeira. Na verdade, eles podem servir também para vários outros tipos de decisão.

Nessa tarefa, eu conto com o apoio da BlackRock, a maior gestora de recursos do mundo. Você vai ver que fazer a melhor escolha depende, antes de qualquer coisa, de algo que só você pode definir: o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.

Se este é o seu primeiro vídeo desta série, seja muito bem-vindo! Aproveite para colocar os episódios em dia e continue acompanhando os próximos capítulos. Vamos falar sobre dicas práticas para você investir sem medo!

Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube para ser avisado quando os próximos vídeos forem liberados!

Espero que você goste! 😀

Veja aqui a transcrição completa do vídeo:

Já parou para pensar em como uma decisão pode mudar o rumo da sua vida?

Quando você está investindo em um relacionamento, por exemplo, vale a pena refletir sobre algumas coisas:  

  • esse relacionamento está fazendo bem para você?  

  • você se sente confortável e está conseguindo alcançar seus objetivos?  

  • essa relação permite que você vá em busca dos seus sonhos?  

Essas e outras perguntas podem servir para um monte de outras decisões na sua vida, inclusive quando você está investindo em uma aplicação financeira.

No vídeo de hoje, nós vamos falar de algo muito importante, que nós devemos avaliar sempre antes de fazermos qualquer escolha: o risco.

Quando falamos de correr risco, pensamos logo na possibilidade de perder alguma coisa.   E é natural que a gente se sinta com medo, que não queira sair da zona de conforto, mesmo que a possibilidade seja de perder algo que é ruim para a gente.

Tudo seria muito mais fácil se você pudesse prever os resultados das suas escolhas.  Nenhuma decisão precisaria ser tão difícil de tomar, já que você já saberia o resultado.

Ainda bem que com os investimentos dá para escolher se você quer correr mais risco ou quer saber exatamente qual vai ser o resultado das suas escolhas. Basta entender qual é o seu perfil de investidor e onde você quer chegar.

Você pode, por exemplo, querer um retorno maior, mas para isso terá de correr um pouco mais de risco. Mas caso você não queira correr risco nenhum, terá de se contentar com um retorno menor. Cada escolha, uma renúncia.  

E uma coisa muito importante: muitas pessoas estão deixando de ganhar dinheiro, seja porque estão investindo fora do seu perfil, seja porque poderiam ter investimentos que rendem mais e com a mesma segurança.

Algumas pessoas se iludem com estratégias que prometem ser milagrosas fontes de riqueza. Mas a verdade é que essas estratégias se tratam de investimentos que não são adequados para o perfil delas.  

É até possível ganhar algum dinheiro com essas estratégias, mas existe um risco grande de tomar uma decisão por impulso e colocar toda a estratégia a perder.

Outras ficam anos na poupança porque elas têm medo de ir para outros investimentos, ou pela própria falta de conhecimento sobre outras alternativas que são tão seguras quanto.     

Os investimentos em renda fixa, que nós vamos conhecer no próximo vídeo, são algumas dessas alternativas.

Fazendo outro paralelo com relacionamentos, é como a paixão: você fica cego por um tempo, pode até distorcer um pouco a realidade e você não larga aquela paixão que está te fazendo mal.

Se você estiver em dúvida sobre as opções mais adequadas para você, não hesite em procurar a ajuda de um especialista. Você pode buscar a ajuda de um consultor de investimentos, pode procurar informações em sites e blogs sobre educação financeira, ou você pode procurar um psicólogo.

Mas cuidado com aquelas pessoas que ficam te empurrando produtos ruins só pra ganhar comissão, pelo amor de Deus!  No site da Magnetis, você encontra exemplos para te prevenir desse tipo de caso, o chamado conflito de interesses.

Moral da história: antes de se encantar com o retorno de um investimento, pare e reflita se ele é adequado para o seu perfil e para os seus objetivos.

Ah, e não tenha medo de arriscar se essa decisão estiver de acordo com os seus objetivos. Aí, já está tudo certo! Respira e vai!

Se você gostou desse vídeo, inscreva-se no nosso canal, curta, compartilhe com seus amigos e não deixe de assistir os próximos vídeos desta série.

Te espero lá!

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

[Vídeo] Como lidar com os riscos de investir? 12 passos para mudar sua vida financeira
Avaliar o post