Afinal, o que é robô de investimento? Tire suas dúvidas

por Mariana Congo

Se você entende a importância de investir bem o seu dinheiro, sabe que certas decisões são difícil e podem tomar tempo.

“Quanto devo investir em renda fixa ou renda variável? Investimento pré ou pós-fixado? Quando devo rebalancear a minha carteira?”. Essas são apenas algumas das dúvidas mais frequentes que eu ouço de pessoas que se preocupam com seu patrimônio.

Mas você sabia que hoje já é possível aproveitar a tecnologia para resolver essas questões? O robô de investimento é a solução para quem quer investir melhor sem ter que se preocupar com detalhes técnicos sobre qual aplicação escolher.

No canal da Magnetis no YouTube, eu e o Daniel Jannuzzi, consultor sênior de investimentos da Magnetis, explicamos todos os detalhes sobre essa ferramenta.

O robô de investimento é uma tecnologia que usa um conjunto de processos automatizados para montar e monitorar carteiras personalizadas de investimento. Ele leva em conta as características individuais de cada investidor e escolhe os ativos de acordo com cada perfil de risco.

Esse tipo de serviço nasceu há cerca de dez anos nos Estados Unidos. Lá fora a Betterment e a Wealthfront são as maiores empresas desse ramo.

Mas essa tecnologia não ficou só restrita ao norte-americanos. No Brasil, a Magnetis foi a empresa pioneira no segmento de robô de investimento. Lançamos o nosso robô (com coração humano!) em março de 2015 e desde então o mercado só foi crescendo.

Leia mais: resposta à Empiricus - a verdade sobre os robôs investidores

O robô de investimento é bastante útil para quem não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro. Mas, apesar disso, também é uma ferramenta usada por pessoas que já entendem mais detalhes sobre investimentos, mas não querem ter tanto trabalho para montar e cuidar da sua carteira.

Para você ter uma ideia: dentre os clientes Magnetis, 50% afirmam ter pouca experiência com investimentos, 43% dizem ter média experiência e somente 7% falam que têm muita experiência.

Na prática, o robô de investimento atrai esses diferentes perfis por ser um serviço de custo mais baixo que os tradicionais, com mais transparência e melhor rentabilidade. Sem falar na possibilidade de acompanhar seus investimentos em qualquer lugar, a qualquer momento.

Vantagens e desvantagens de investir com um robô de investimentos

Um robô de investimentos é uma solução prática para economizar tempo na tomada de decisões sobre investimentos, uma vez que você só precisa saber: 1) o quanto vai investir e  2) para quê!

Assim, as principais vantagens do robô investidor são:

  • check
    Carteira personalizada para seu perfil de risco e seus objetivos;
  • check
    Economia de tempo: você não precisa ficar escolhendo entre essa ou aquela aplicação financeira;
  • check
    Custo mais baixo: o robô já indica para você quais são as opções mais vantajosas para os seus objetivos;
  • check
    Sem burocracia: não é preciso enfrentar filas ou preencher papéis;
  • check
    Praticidade: todo o processo de começar a investir e acompanhar a performance de sua carteira pode ser feito online, de onde você estiver
  • check
    Inteligência: o robô acompanha sua carteira para deixá-la sempre alinhada aos seus objetivos e seu perfil de risco.

Porém, como toda escolha na vida, também há algumas restrições ao investir com um robô advisor:

  • check
    Não é indicado para gosta de investir por conta própria: se você prefere escolher cada um dos ativos que farão parte da sua carteira, o robô de investimento pode não ser a melhor opção para você;
  • check
    Horizonte de investimento de curtíssimo prazo: a eficiência de um robô de investimento se mostra quanto mais longo for o prazo da aplicação. Assim, quem precisa sacar seus recursos em um prazo muito curto (menor do que seis meses) pode não ver um impacto tão significativo em seus rendimentos;
  • check
    Não é a melhor opção para quem ainda não tem uma reserva de emergência: como o robô de investimento monta um plano que mira o médio e o longo prazos, esse plano pode ser atrapalhado caso o investidor, de uma hora para a outra, precise sacar o seu dinheiro. Assim, o ideal é ter uma reserva de emergência separada dos recursos que serão investidos com um robô advisor.

Robô trader x robô de investimento

Se você já conhece um pouco mais sobre o mercado financeiro, deve ter ouvido falar do robô trader.

O robô trader é uma tecnologia que permite programar e executar operações financeiras no mercado, de acordo com o que foi predeterminado pelo investidor.

No entanto, o robô trader apenas executa uma estratégia elaborada por quem o programou. Ele não verifica se aquela estratégia é adequada ou não ao perfil do investidor ou se ela trará o melhor retorno no longo prazo. Além disso, se o cenário mudar, será necessário reajustar essa estratégia.

Ou seja, o robô trader apenas obedece comandos. Seu sucesso depende do conhecimento sobre o mercado financeiro de quem o programou e do acompanhamento constante de qualquer informação que possa causar impacto nos investimentos programados.

Já o robô de investimento (também conhecido como robô advisor) nasceu para montar carteiras inteligentes, que respeitam o perfil do investidor e seus objetivos.

Na prática, isso significa que ele vai escolher as melhores aplicações para cada perfil, sempre buscando a melhor rentabilidade, o menor custo e o menor risco possível entre as opções que existem no mercado.

Leia mais: veja os resultados mais recentes das Carteiras Magnetis

Quem pode usar os serviços de um robô de investimento?

Antigamente, só quem tinha muito dinheiro conseguia investir em condições realmente favoráveis.

Os grandes bancos dominaram por muito tempo esse mercado e induziram muitas pessoas a investirem seu dinheiro de forma equivocada. Quem já teve títulos de capitalização sabe disso!

Hoje o robô de investimento permite que mais pessoas tenham acesso às melhores aplicações financeiras para seu perfil. E o melhor: não é preciso ter muito dinheiro para começar.

Aqui na Magnetis, por exemplo, qualquer pessoa consegue montar uma carteira diversificada de investimentos com uma aplicação inicial de R$ 10 mil. Esse valor é necessário por conta do investimento mínimo de cada produto que compõe a carteira.

plano de investimentos

De acordo com o perfil de risco do investidor, uma Carteira Magnetis pode ter ativos de renda fixa e renda variável, além de fundos multimercado (saiba mais sobre como as Carteiras Magnetis são compostas).

Depois de feita a aplicação inicial, o investidor pode fazer investimentos adicionais a partir de R$ 100. Eles não precisam ser regulares, mas são altamente recomendados para você atingir mais rapidamente os seus objetivos.

Sobre os custos, a Magnetis possui uma taxa de 0,4% ao ano sobre o valor total investido pelo serviço de consultoria. Essa é a nossa única remuneração. Sem pegadinha!

Dependendo da sua carteira e do prazo do investimento, os custos dos produtos e os impostos podem variar. Mas ainda assim, eles ficam bem abaixo do que é cobrado por grandes instituições financeiras (saiba mais sobre quanto custa investir com a Magnetis).

Agora é a sua vez! Faça hoje mesmo o seu plano de investimentos (é grátis) e comece a investir melhor.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre robô de investimento ou quiser informações complementares, fique à vontade para entrar em contato conosco ou deixar aqui o seu comentário. 🙂

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

5 (100%) 17 votes