A Semana nos Investimentos: mercado faz ajustes em meio aos feriados de novembro

por Malena Oliveira | 18/11/2019

A Semana nos Investimentos: veja como foi o Ibovespa e a cotação do dólar
consultoria de investimento

Quer saber como vai ser A Semana nos Investimentos? Toda segunda-feira, você confere as últimas notícias e análises sobre o mercado financeiro aqui no Blog da Magnetis.

Você também confere como está o desempenho do Índice Bovespa, a cotação do dólar e uma visão geral sobre os principais tipos de investimentos.

Ficou em dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Basta deixar o seu comentário no final do post. Agora, vamos começar?

Vale a pena investir na Black Friday?

O fim do mês já está se aproximando e, como já é tradição, você deve estar recebendo ofertas para aproveitar a Black Friday.

A temporada, inclusive, já atingiu também o mundo das aplicações financeiras: há corretoras e bancos que aproveitam o período para oferecer alguns tipos de investimento em condições diferenciadas.

Mas o que vale a pena, de fato, para você?

Considere a seguinte oportunidade: imagine um investimento em CDB que esteja sendo oferecido com rendimento de 130% do CDI na Black Friday. O que você faz?

Cenário 1: para quem já tem renda fixa na carteira

Sabemos que as aplicações de renda fixa tendem a render cada vez menos, uma vez que taxa Selic está nas mínimas históricas.

Assim, se você já tem investimentos de renda fixa, será que vale a pena colocar ainda mais dinheiro em algo que vai render menos do que suas atuais aplicações?

Tudo depende do seu objetivo. Mais do que a rentabilidade que um investimento oferece, o importante é definir para qual finalidade você está guardando seu dinheiro.

Quem está investindo para a viagem de férias daqui a seis meses, por exemplo, precisa ter alguma previsibilidade de seus rendimentos. Por isso, a renda fixa continua sendo a melhor opção.

Por outro lado, se você mira um objetivo mais distante no tempo, pode partir para aplicações mais sofisticadas.

Cenário 2: para quem ainda não saiu da poupança ou precisa aumentar o colchão de renda fixa

Nada contra quem tem dinheiro na poupança. Apesar de o rendimento da caderneta ser ruim, ela ainda é a opção mais prática para a maioria das pessoas.

No entanto, vale refletir: será que você não está deixando dinheiro demais na poupança?

Se a resposta for sim, a Black Friday dos investimentos pode ser uma ótima oportunidade para você sair da zona de conforto e testar novas possibilidades.

Aprender como as aplicações financeiras funcionam é o primeiro passo para a sua liberdade financeira. Pense nisso!

Outra situação em que investir na Black Friday vale a pena é quando você precisa aumentar a parcela de renda fixa da sua carteira.

Um portfólio saudável sempre terá uma parcela desse tipo de investimento, pois ele serve para proteger o seu dinheiro e evitar que mudanças bruscas no mercado afetem seu patrimônio.

Semana de ajustes após alta de ações brasileiras no exterior

Assim como a anterior, esta semana será um pouco mais curta. Com os feriados de novembro (Proclamação da República, no dia 15, e Consciência Negra, no dia 20), o mercado financeiro faz uma pausa e as pessoas podem respirar um pouco.

consultoria de investimento

Respirar, aliás, é bastante necessário em momentos de incerteza. Alguns dos principais acontecimentos que geram essa incerteza são os novos capítulos da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

No fim de semana, a agência oficial de notícias do governo chinês, a Xinhua, noticiou que representantes dos dois países conversaram por telefone.

A notícia animou investidores, que estão otimistas com a possibilidade de uma trégua. Dessa forma, a bolsa de Nova York abriu a semana em alta.

Aliás, algumas empresas brasileiras têm ações negociadas lá. Com o feriado, o movimento local não acompanhou a evolução desses ações. O resultado: hoje o Ibovespa abriu a semana em alta para acompanhar esse avanço.

Para o restante da semana, não devem surgir muitas emoções. O único evento que ainda pode causar alguma mudança no rumo dos negócios é a negociação entre China e EUA.

Mercado financeiro: a semana de 11 a 14 de novembro

A semana anterior foi recheada de balanços de empresas e marcada pela tensão por conta das crises na Bolívia e na Argentina.

Nesse cenário, o Ibovespa fechou a semana em queda de 1%, em baixa pela segunda vez consecutiva.

Uma notícia de destaque foi a reafirmação do rating do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.

A instituição manteve a nota de crédito do país em BB-, com perspectiva estável, ou seja, sem nenhuma mudança em vista.

Na prática, do ponto de vista dos investidores estrangeiros, o Brasil continua sendo um país para investimentos especulativos.

Ou seja, o nosso risco país é alto e, portanto, não é ideal fazer investimentos conservadores por aqui.

Um dos principais resultados desse quadro é o avanço do dólar e a baixa participação de estrangeiros na bolsa de valores brasileira.

Para que o Brasil saia dessa situação, a Fitch deu a receita: ter mais cuidado com o endividamento público e a rigidez da estrutura fiscal (gastos do governo e burocracia).

Além disso, a agência também apontou que o Congresso está fragmentado, algo que dificulta a aprovação de medidas para resolver as questões anteriores.

(Cotação do Ibovespa na semana de 11 a 14 de novembro/ Fonte: B3)

Dólar encerra a semana cotado a R$ 4,20

Os ruídos sobre a guerra comercial entre China e EUA fizeram o dólar alcançar novamente o patamar dos R$ 4,20, indicando pessimismo com essas negociações.

Vale destacar que esse valor de fechamento é o maior já visto nas negociações da moeda aqui no Brasil.

E agora, como ficam os seus investimentos?

Em momentos de incerteza no mercado, é bastante comum que a volatilidade aumente, isto é, o sobe e desce da bolsa e de outras aplicações financeiras.

É isso que os especialistas querem dizer com aumento de risco nos ativos, uma vez que mais volatilidade significa também mais possibilidade de prejuízo em caso de alguma decisão errada de investimentos.

Se você quer saber se a sua estratégia está no caminho certo, não precisa esperar. Basta fazer uma Análise de Investimentos com nosso time de consultores e tirar as suas dúvidas!

Até a próxima semana! 😀

Avaliar o post