Semana nos Investimentos: Selic pode cair para 4,5% no último Copom do ano

por Malena Oliveira | 09/12/2019

A Semana nos Investimentos: veja como foi o Ibovespa e a cotação do dólar
consultoria de investimento

Quer saber como vai ser A Semana nos Investimentos? Toda segunda-feira, você confere as últimas notícias e análises sobre o mercado financeiro aqui no Blog da Magnetis.

Você também confere como está o desempenho do Índice Bovespa, a cotação do dólar e uma visão geral sobre os principais tipos de investimentos.

Ficou em dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Basta deixar o seu comentário no final do post. Agora, vamos começar?

Selic pode cair para 4,5% ao ano. Como fica o rendimento da poupança?

Chegou a hora de o Banco Central tomar a última decisão do ano sobre os rumos da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Se você acompanha o blog da Magnetis, sabe que essa taxa é a base dos investimentos de renda fixa e que ela também influencia os empréstimos e financiamentos.

Hoje a Selic está em 5% ao ano, algo que já traz uma rentabilidade mais baixa para as aplicações financeiras mais conservadoras.

No entanto, essa taxa deve cair para 4,5% ao ano no próximo dia 11 de dezembro, data do encerramento da última reunião de 2019 do Copom, o Comitê de Política Monetária do BC.

Na prática, isso significa um rendimento ainda menor para a renda fixa. E especialmente no caso do rendimento da poupança, o quadro fica ainda pior: a caderneta vai começar a perder para a inflação nos próximos meses.

Isso acontece porque o rendimento da poupança hoje é de 70% da Selic. Com essa taxa a 4,5% ao ano, os juros da caderneta passam a ser de 3,15% ao ano.

No entanto, a inflação projetada para 2020 é de 3,60%. Portanto, quem tiver dinheiro na caderneta, não terá nenhum rendimento e ainda perderá poder de compra.

Se você ainda não começou a investir, temos um material especial para te ajudar a conhecer as alternativas que existem no mercado.

Confira o nosso Guia Completo sobre os Melhores Investimentos para 2020 e tire suas dúvidas.

consultoria de investimento

Mercado financeiro: a semana de 2 a 6 de dezembro

A semana anterior foi de recuperação para o Ibovespa, que bateu recordes de alta e atingiu a casa dos 111 mil pontos. O avanço registrado na semana foi de 2,67%.

Todo esse otimismo se deu por sinais de melhora na economia brasileira, evidenciamos pelo resultado mais recente do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Os números são discretos. Porém, eles sinalizam que, depois de três anos patinando, a economia brasileira finalmente começou a dar sinais de melhora.

Por isso, o mercado financeiro está bastante otimista em relação ao ano de 2020 para a economia brasileira. Já tem analista falando em bolsa a 140 mil pontos. Será?

(desempenho do Ibovespa na semana de 2 a 6 de dezembro)

Dólar encerra a semana cotado a R$ 4,14

O dólar caiu mais de 10 centavos em um só dia de sessão, na sexta-feira da semana anterior.

Tudo isso se deve ao que os especialistas costumam chamar de melhora na conjuntura. Trocando em miúdos, quer dizer que o ambiente de negócios ficou mais favorável para o Brasil.

São três os fatores que favorecem essa melhora:

  • as tensões na América Latina tiveram uma trégua nos últimos dias;
  • os bancos centrais latinos estão atuando para equilibrar um pouco mais o câmbio e conter o nervosismo do mercado;
  • a guerra comercial entre China e Estados Unidos se aproxima de um desfecho importante.

Quanto ao último fator, que colocou o mercado de pernas para o ar nos últimos seis meses, há bastante otimismo.

No dia 15 de dezembro, encerra-se o prazo para os Estados Unidos determinarem uma nova rodada de sobretaxas para os produtos chineses.

No entanto, a expectativa é de que haja um acordo mais amigável entre os dois países. Vamos continuar acompanhando.

Melhores Investimentos 2020: um guia completo para você!

Com a virada do ano cada vez mais próxima, muitas pessoas já começam a se perguntar quais serão os melhores investimentos para 2020.

Se você já acompanha o blog da Magnetis, sabe que não existe receita mágica: o melhor investimento é aquele que se ajusta melhor às suas necessidades.

Preparamos um guia completo aqui no blog para ajudar você a entender as alternativas que estão disponíveis para você. Por isso acesso o nosso Guia Completo sobre os Melhores Investimentos para 2020 e tire suas dúvidas!

Semana nos Investimentos: Selic pode cair para 4,5% no último Copom do ano
5 (100%) 3 vote[s]