7 passos para definir suas metas e alcançar o sucesso financeiro

por Mariana Congo

Falar sobre sucesso financeiro é algo que gera curiosidade e muito interesse. Afinal, quem não gostaria de conhecer o segredo para viver de renda e desfrutar de uma vida confortável, não é mesmo?

Obviamente, é necessário dinheiro para conquistar essas metas financeiras. Ao longo deste post, vamos mostrar para você que sim, é possível chegar lá!

Continue a leitura deste post e confira os sete passos para começar a sua busca pelo sucesso financeiro. Mas antes, vamos definir melhor esse conceito.

O que é sucesso financeiro?

Muitas pessoas entendem o conceito de sucesso de uma forma um pouco distorcida. Quer ver um exemplo?

Imagine que você está saindo de casa para trabalhar. Logo, o seu propósito é chegar até o seu local de trabalho. ​

Porém, no meio do caminho, o trânsito fica completamente bloqueado e você não consegue chegar lá. Assim, você não teve êxito no seu objetivo, que era chegar ao trabalho.

O conceito de sucesso é exatamente esse: conseguir alcançar uma meta que você definiu, seja ela qual for. Logo, ter sucesso não significa necessariamente ser uma pessoa rica e famosa.

Dessa forma, alcançar o sucesso financeiro é ter dinheiro suficiente para fazer aquilo que você deseja, de forma confortável.

Uma pessoa financeiramente bem-sucedida tem dinheiro suficiente para cobrir o seu custo de vida e realizar projetos futuros de forma confortável, sem precisar se endividar, por exemplo. 

Você agora deve estar pensando que sucesso financeiro pode ter significados diferentes, dependendo dos objetivos da pessoa.

E trata-se exatamente disso. Você só poderá saber se alcançou ou não esse sucesso se você tiver metas definidas. Essas metas podem ser comprar uma casa, trocar de carro ou conquistar a independência financeira. Vamos ver a seguir, como chegar lá.

Quais são os 7 passos para conquistar o sucesso financeiro?

Agora que você já compreendeu o que é sucesso financeiro, é hora de aprender a alcançar esse objetivo. Mostramos aqui os sete passos que fazem a diferença na busca pelas suas metas. Confira!

1. Não gaste mais do que você ganha

O primeiro passo é algo muito básico, mas ainda assim precisa ser enfatizado: o controle de gastos.

Não gastar mais do que você ganha é algo essencial para você economizar. Também é algo que faz parte de uma mentalidade voltada para o sucesso financeiro.

Pense bem: aquele que gasta mais do que recebe, em algum momento vai precisar se desfazer de algo importante. Essa, aliás, é a maneira mais rápida de chegar à falência e ver seu plano fracassar.

Por isso, comece a pensar antes de comprar. Avalie o que é necessidade e aquilo que pode ficar para um segundo momento.

Adiando uma compra, você tem a oportunidade de avaliar se ela realmente faz sentido para você. Caso ela faça, você pode juntar o dinheiro necessário para realizá-la, sem comprometer o seu planejamento financeiro.

Em resumo, busque sempre fechar o mês no azul. Assim, você terá mais condições de guardar dinheiro para o futuro.

2. Organize suas finanças

Organização é uma das grandes habilidades de quem já alcançou a estabilidade financeira. Afinal, saber de onde vem e para onde vai o seu dinheiro é fundamental para conquistar seus objetivos.

Nesse ponto, a dica é começar a registrar sua renda, seus gastos, saldos bancários, investimentos e receitas. Gerencie suas finanças como se estivesse cuidando de uma empresa, prestando atenção ao seu fluxo de caixa. 

Para isso, você precisa registrar suas entradas e saídas de dinheiro. Você pode usar uma planilha, lápis e papel, aplicativos e outras ferramentas de controle financeiro.

3. Corte gastos desnecessários

Como mencionamos, alcançar o sucesso financeiro é ter condições de fazer tudo o que você quer sem se endividar. Mas isso não significa gastar de maneira desordenada.

Uma das características das pessoas bem-sucedidas é que elas são conscientes, ou seja, dão valor ao dinheiro e compram exatamente o que precisam para viver bem e ser feliz.

Se você paga por um serviço que não usa, compra roupas que nunca sairão do guarda-roupas, tem dois carros mas só precisa de um, é hora de repensar suas atitudes.

Entenda que desperdiçar dinheiro nada tem a ver com o sucesso financeiro. Pelo contrário: demonstra sua incapacidade de gerir o seu dinheiro. Além disso, é um hábito que trará consequências negativas para suas finanças.

4. Aprenda a poupar dinheiro

Um dos segredos da mente de uma pessoa que alcançou o sucesso financeiro é que ela aprendeu a poupar.

Além de não comprar o que não precisa, ela incorpora o hábito de sempre poupar um pouco do que ganha para fazer bons investimentos.

Não há como se chegar a esse patamar sem aprender a lidar com o dinheiro. Por isso, tenha metas de economia e estude formas de fazer o seu dinheiro render mais. Deixar seu essas economias paradas não é nada eficiente.

5. Invista bem o seu dinheiro

Partindo da premissa de que não é possível alcançar o sucesso financeiro sem investir, o quinto passo é exatamente este: estude, aprenda mais sobre investimentos e faça boas aplicações financeiras.

Se você ainda deixa o dinheiro na poupança ou acredita que só um imóvel é um investimento seguro, saiba que existem estratégias muito mais eficientes e rentáveis.

O mercado de investimentos está crescendo e se tornando cada dia mais democrático. Ainda que você não domine o assunto, é possível buscar o auxílio de uma consultoria de investimentos e conquistar ótimos resultados. 

6. Diversifique seus investimentos

Warren Buffett, considerado o investidor do século 20 e dono de uma das maiores fortunas do mundo, já deu inúmeros conselhos para quem deseja ampliar seu patrimônio. Um deles é: “não coloque todos os seus ovos na mesma cesta”.

O que ele quer dizer é que você deve diversificar seus investimentos. Estude novas maneiras de multiplicar o dinheiro e não aposte todas as suas fichas em uma única estratégia.

 Quanto mais diversificados forem os seus métodos e ativos, menor será o risco de perder suas economias e maiores serão as chances de alcançar a estabilidade financeira.

7. Não viva em função do dinheiro

“Eu queria viver como um homem pobre, mas com muito dinheiro”. Ficou confuso? Essa frase de Pablo Picasso demonstra como devemos encarar a vida, especialmente o sucesso financeiro.

Quem vive o tempo todo preocupado com seu capital não consegue desfrutar daquilo que tem, por isso acaba perdendo as pequenas alegrias do dia a dia. Dessa forma, a última dica deste post é que você não viva em função do dinheiro, mas o contrário!

Obviamente, isso só é possível para quem sabe trabalhar com dinheiro. Não se torne o seu escravo: aprenda a fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Esse é um dos melhores conselhos que se pode dar a quem deseja crescer financeiramente.

O que achou dos passos apresentados? Não se pode dizer que alcançar o sucesso financeiro seja uma tarefa fácil, mas os segredos para chegar lá são claros e precisos. O que você precisa é entendê-los e persistir nos seus objetivos. Por isso, comece a colocar essas estratégias em prática!

Um dos passos para alcançar seus objetivos financeiros é ser organizado. Você sabe como fazer isso? Veja como o planejamento financeiro pode ajudá-lo!

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

7 passos para definir suas metas e alcançar o sucesso financeiro
5 (100%) 14 votes