Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Tape reading: saiba o que é e como funciona essa técnica

Quando falamos em aplicar na bolsa de valores, muitas pessoas recorrem à análise técnica ou à fundamentalista. Porém, o que poucos sabem é que existe uma terceira maneira, chamada de tape reading. Ela também pode ajudar a decidir como o dinheiro será aplicado.

Você conhece o termo? Quer saber do que se trata, como funciona e se vale mesmo a pena adotar essa estratégia? Respondemos essas e outras perguntas a seguir. Continue a leitura e confira!

O que é tape reading?

A tradução literal do termo quer dizer “leitura de fita”. A nomenclatura remete à época em que o pregão ainda não era eletrônico.

Era usada uma máquina que continha as fitas com informações relacionadas ao código da ação, o horário de negociação, a variação de preço e se a compra foi feita por um valor acima ou abaixo da última transação.

Na época, os traders liam os dados a fim de identificar o fluxo de investimentos dos papéis e ver quais deles tinham o volume mais alto ou mais baixo.

Posteriormente, o pregão deixou de ser ao vivo e se tornou eletrônico. Então, o uso da Ticker Tape Machine foi abolido, mas o termo que dava nome à estratégia continuou sendo utilizado.

Dessa forma, atualmente o jargão diz respeito à análise de fluxos de mercado. A ideia é que as pessoas que investem consigam identificar os rumos dos grandes volumes de investimentos.

Como funciona o tape reading?

A estratégia de tape reading ajuda a analisar tendências na precificação e os principais impactos que as negociações feitas em grandes volumes causam no mercado.

Por meio dela, é possível identificar questões como:

  • mudanças nos movimentos dos preços;
  • os rastros deixados pelos grandes investidores;
  • as principais tendências (para seguir na mesma direção).

Vale destacar que, quando falamos de grandes investidores, são aqueles que movimentam altos volumes de negócios. Por isso, eles geralmente são identificados como investidores institucionais.

Apesar de ser utilizado para basear decisões de investimentos, o tape reading não é uma metodologia propriamente dita de estudo de investimentos — como é o caso da análise técnica ou da análise fundamentalista.

No primeiro caso, a pessoa que investe faz a análise por meio de identificação de padrão em um gráfico de preços e, a partir daí, tenta se antecipar a determinada movimentação do mercado e conseguir um bom retorno.

Já na análise fundamentalista, é feito o estudo dos resultados da empresa em questão. Com isso, é possível encontrar o preço justo de determinado papel.

O tape reading, por sua vez, pode ser visto mais como uma leitura da movimentação do mercado financeiro — em vez de se apegar aos preços como critério de análise, como nos dois outros casos.

Quais são os tipos de operações existentes?

No contexto do tape reading, existem três tipos de operações básicas. Explicamos melhor cada uma delas nos tópicos a seguir.

Book de ofertas

O book de ofertas apresenta as intenções das operações de compra e venda dos papéis. Por meio dele, é possível identificar quais ordens estão esperando execução e qual é o volume de cada uma delas.

Histórico de negócios

Nesse caso, é possível identificar as ações escolhidas pelos grandes investidores do mercado (os chamados tubarões). Quando esse histórico é analisado, você consegue visualizar as informações referentes às negociações que aconteceram em determinada época.

Volume de profile

Aqui, estamos falando do volume de negócios realizados, mas de um ponto de vista concentrado. Isso significa que você consegue ver as regiões onde estão acumulados os compradores e vendedores que negociam ações na bolsa.

Vale a pena usar o tape reading?

Se você faz uma análise de ações utilizando o tape reading isoladamente, consegue ter uma excelente percepção do funcionamento do mercado e identificar a melhor direção a seguir.

Isso acontece porque, ao fazer a leitura dos negócios realizados e das intenções de transações, você se torna mais apto a identificar o ponto de equilíbrio de preços e, a partir daí, fazer ofertas.

Entretanto, é fundamental saber interpretar os dados. Caso contrário, há o risco de perder tempo e dinheiro no home broker.

A análise feita no tape reading não deve ser considerada subjetiva, visto que ela apresenta números reais e fatos sobre o comportamento do mercado e suas mudanças. 

Devido a isso, quem decide aplicar dinheiro pode acompanhar os fluxos atualizados em tempo real e definir qual é o melhor momento para a entrada. Ao utilizar as informações de maneira eficaz, é possível aumentar o índice de acerto em suas operações.

Outro aspecto importante é que, apesar de parecer simples em teoria, essa estratégia demanda muito estudo. E, ainda assim, o maior conhecimento é adquirido na prática. 

Além disso, você dependerá de outras questões:

  • um bom computador;
  • uma internet rápida e estável;
  • um home broker confiável.

Sem essas ferramentas, existe o risco de perder informações valiosas sobre o mercado. A sua análise fica comprometida, prejudicando o processo decisório (e diminuindo as chances de acerto).

Com base em tudo que foi dito, a resposta para a pergunta é: o tape reading pode, sim, valer a pena, desde que você conte com os recursos necessários e saiba interpretar as informações que o mercado oferece — o que demanda experiência.

Como usar tape reading?

É possível contar com empresas especializadas e softwares que fornecem diversas informações com precisão e muitos detalhes. Isso inclui:

  • a leitura de negócios que já foram fechados;
  • o saldo dos maiores vendedores e compradores em certo período de tempo;
  • book de ofertas (indicando uma possível concentração de vendedores e compradores);
  • lista de instituições que estão fechando negócios.

A estratégia também pode ser utilizada em conjunto com a análise técnica. Com essa combinação, é possível obter resultados ainda mais satisfatórios aplicando em ações.

Avaliando a teoria — que, resumidamente, diz respeito à análise de informações do fluxo do mercado —, parece que essa estratégia é bem simples de colocar em prática. Porém, lembre-se: o que se faz é calcular as probabilidades e tomar decisões que tenham chances de trazer um bom retorno.

Gostou de aprender o que é tape reading? Caso você ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda para realizar qualquer investimento, busque a ajuda de profissionais especializados. Que tal solicitar uma consultoria de investimentos? Aproveite e descubra como ela funciona com este guia completo!

Luiza Caricati

Luíza Caricati é jornalista e redatora na Magnetis.

leia mais desse autor