Tesouro IPCA (antiga NTN-B): tudo o que você precisa saber sobre esse título
O Tesouro IPCA (antigamente conhecido como NTN-B Principal) é um dos três tipos de títulos negociados na plataforma do Tesouro Direto.
Sua principal característica é a rentabilidade atrelada à inflação. Ela é formada por uma taxa prefixada, mais um percentual que varia conforme o IPCA (índice oficial de inflação no Brasil) durante o período da aplicação.
Neste post, vamos entender um pouco mais sobre o que é e como funciona esse título. Também vamos mostrar quando vale a pena investir nesse título público. Vamos começar?
Contents
O que é Tesouro IPCA?
Como mencionamos, o Tesouro IPCA é um dos títulos públicos federais disponíveis para pessoas físicas investirem. Para aplicar seu dinheiro, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores.
A rentabilidade do Tesouro IPCA é formada a partir de duas regras:
- uma taxa prefixada, que é definida pelo próprio Tesouro e sofre alterações todos os dias;
- um percentual que obedece a variação do IPCA durante o período da aplicação.
Por esse motivo, o Tesouro IPCA é considerado a principal aplicação financeira para quem deseja proteger seu patrimônio contra a inflação, pois ele evita que o dinheiro perca o poder de compra com o passar do tempo.
O que é NTN-B Principal?
Antigamente, o Tesouro IPCA era conhecido como NTN-B Principal, que é a sigla de Nota do Tesouro Nacional – Série B Principal.
A expressão serve para indicar a forma de remuneração desse título (indexado ao IPCA) e se esse investimento paga juros semestrais ou não.
Quando a categoria é Principal, quer dizer que o título não paga juros semestrais.
Quando não há essa especificação, isso significa que o título paga juros semestrais.
Ainda hoje essa terminologia é usada no mercado institucional de títulos públicos, ao qual somente instituições financeiras autorizadas têm acesso.
Outros títulos semelhantes, também disponíveis somente para investidores institucionais, são:
- NTN-C: Nota do Tesouro Nacional – Série C, de títulos públicos indexados ao IGP-M;
- NTN-D: Nota do Tesouro Nacional – Série D, de títulos públicos que acompanham a variação do dólar;
- NTN-F: Nota do Tesouro Nacional – Série F, de títulos públicos prefixados.
Principais características do Tesouro IPCA
O Tesouro Direto IPCA possui algumas características próprias e você pode observar algumas dessas particularidade abaixo:
- incidência no IR devido ao tempo que o dinheiro fica aplicado. Por exemplo, se o dinheiro for retirado antes de 180 dias, será preciso arcar com 22,5% sobre o valor bruto. Caso retire os ativos após o prazo de 720 dias, é deduzida a taxa de 15%;
- ainda há a cobrança anual de 0,3%, que é a taxa da BM&FBovespa, sem levar em conta que cada corretora cobra um valor próprio pela utilização do serviço;
- o rendimento varia dia após dia, e é possível acompanhá-lo por meio do site do Tesouro Direto.
Para tirar dúvidas de quanto o seu capital pode render, o Tesouro Nacional disponibiliza uma calculadora na qual é possível acompanhar a rentabilidade do título e, também, entender tipo melhor se adequa ao seu perfil.
Diferenças entre o Tesouro IPCA e o Tesouro IPCA com juros semestrais
A principal diferença entre esses dois títulos está na remuneração.
Enquanto, no primeiro, é preciso esperar o término do contrato para retirar o dinheiro com um bom lucro, no semestral é possível retirá-lo a cada seis meses – desde que não retire o valor cheio, o lucro ainda será garantido.
O desconto do imposto e de outras taxas acontece no término do contrato quando o dinheiro será retirado.
Como investir nesse título público?
O processo para investir no Tesouro Direto é bastante simples já que você precisa apenas se cadastrar no site de uma corretora e aguardar a aprovação.
Caso seu cadastro seja aprovado, você terá acesso à plataforma de negociação dos títulos.
A partir daí, é só transferir dinheiro para sua conta na corretora e fazer os seus investimentos.
Veja mais: Saiba o quanto cobra cada corretora pelos investimentos no Tesouro Direto
Vale a pena investir nesse título do Tesouro Direto?
Um dos principais objetivos de quem investe no Tesouro Direto é manter seus investimentos seguros e com mais rentabilidade.
Nesse sentido, o Tesouro IPCA atende esse propósito, uma vez que é garantido pelo governo federal e proporciona boa rentabilidade, inclusive com uma proteção contra a inflação.
Assim, vale a pena investir se você estiver buscando um investimento de baixo custo, seguro, com liquidez alta e rentabilidade melhor do que a poupança.
Agora que você entende melhor o que é o Tesouro IPCA, que tal conhecer um pouco mais sobre os demais títulos do Tesouro Direto? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre Tesouro Direto e veja mais alternativas para investir melhor!