Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Trader esportivo: entenda como funciona essa modalidade

O trader esportivo é a pessoa que investe no trading esportivo, modalidade de investimento que tem ganhado bastante popularidade, embora já exista há muitos anos. Essa atividade interessa especialmente aos que gostam de esportes, uma vez que funciona com uma aplicação baseada em resultados de jogos ou atuações de atletas.

Além do entusiasmo pelos esportes, muitas pessoas gostam dessa categoria porque ela é isenta de impostos e requer um baixo capital inicial. Porém, como em qualquer outro investimento, é importante entender corretamente o conceito do trading esportivo antes de adotá-lo.

Outro ponto que chama atenção em relação a essa prática é a capacidade de ajudar a criar disciplina, quesito essencial para quem é trader esportivo. Ser paciente no mercado de negociações também é fundamental, afinal, os maiores lucros podem ser vistos no longo prazo.

Neste artigo, você confere detalhes sobre o trader esportivo, como ele atua e de que maneira é possível conseguir lucros reais pelo trading esportivo. A modalidade não é difícil de entender e ser praticada. No entanto, ler algumas estratégias e informações sobre o assunto é fundamental para começar, assim como para se manter atualizado sobre o mercado em questão. Vamos lá?

Afinal, o que é trader esportivo?

O trader esportivo é a pessoa que compra e vende cotações dentro de um evento esportivo. O trading esportivo é como o comércio de ações na bolsa de valores. Porém, em vez de comprar e vender papéis da empresa, o trader esportivo compra e vende palpites em eventos. Assim, a prática nada mais é que investir na bolsa esportiva.

Quem costuma investir na bolsa de valores tem como principal objetivo comprar ações com preço baixo e vender por preços mais altos. Quem é trader esportivo não faz muito diferente. Os princípios são os mesmos a fim de obter lucro, por isso é importante sempre acompanhar as análises do mercado.

Como o trading esportivo funciona?

De certa forma, o trading esportivo é um tipo de negociação baseada em probabilidades sobre resultados de eventos esportivos. Com isso, um de seus principais diferenciais para garantir o lucro é fazer duas aplicações diferentes em um mesmo evento.

Assim, o trading esportivo funciona basicamente com duas operações: Back e Lay. Essas duas opções correspondem à venda e compra em negociação regular. Portanto, quando uma pessoa faz uma Back, significa que está vendendo uma ação; quando faz uma Lay, está comprando uma ação. O lucro acontece toda vez que a pessoa consegue vender uma ação por um valor superior ao que comprou.

No caso da Back, ela é realizada para que algo aconteça em um evento esportivo. Já a Lay é uma operação inversa: seria investir em algo contrário ao que está se passando durante a partida.

Embora sejam apenas duas operações, existem diversas maneiras de negociar dentro do trading esportivo. Cada pessoa pode ter seu próprio estilo, mas a maioria acaba usando técnicas semelhantes. Os interessados na prática também precisam acompanhar os benefícios momentâneos, bem como as atualizações do mercado financeiro.

É importante ressaltar que as escolhas não devem ser feitas sem uma pesquisa nem pelo sentimento pessoal em relação ao evento, como um torcedor. O trading esportivo é um investimento e assim deve ser tratado: com base em estratégias e estatísticas.

Qualquer esporte pode ser avaliado nessa modalidade, mas, em geral, boa parte dos investimentos é feita em relação às partidas de futebol. As corridas de cavalos também são bastante populares, especialmente pela tradição envolvida, assim como outros tipos de corridas, como a Fórmula 1.

O que diz a legislação brasileira?

Por se tratar de aplicações em dinheiro com base em resultados de jogos ou atuações de atletas, o trading esportivo precisa de regulamentação. No Brasil, a atividade ainda não é regularizada, por isso não pode ser concluída. Logo, a solução encontrada por quem é trader esportivo é aplicar dinheiro em bolsas esportivas hospedadas em sites no exterior.

Contudo, não ser uma atividade regulamentada não significa que o trading esportivo é ilegal ou proibido no Brasil. A prática apenas não tem regras definidas por aqui, portanto, só é possível aplicar em bolsas esportivas internacionais.

Como é o trading esportivo em outros países?

Em países onde o trading esportivo é regulamentado, as negociações funcionam como em qualquer outro mercado financeiro. Os traders interessados nas aplicações usam a bolsa esportiva para realizar as operações entre si.

A bolsa funciona como um árbitro, que coleta informações em tempo real de milhares de partidas de futebol, corridas de cavalos e outros esportes. Ela também garante o pagamento correto a quem fez investimentos nessa modalidade.

Semelhante aos traders do mercado de ações, um trader esportivo está sempre tentando encontrar ativos com preços inferiores ao seu valor real. Isso significa que eles estão subvalorizados.

Em resumo, a proposta é identificar probabilidades em um evento esportivo e determinar quando comprar e vender. Essa facilidade é um dos pontos do trading esportivo que desperta o interesse do público. Outros tópicos importantes dessa modalidade são a mudança constante, os limites definidos, a não obrigação de continuidade e o fato de os riscos serem gerenciáveis.

Vale lembrar que, como todo investimento, o trading esportivo apresenta riscos. Antes de aplicar em uma bolsa esportiva internacional, é necessário avaliar e conhecer a fundo todos os fatores envolvidos na negociação.

Quais são as 5 principais bolsas esportivas no mundo?

Entre as principais bolsas esportivas do mundo, quem é trader profissional geralmente opta pela Betfair. Fundada em 2000, a Betfair é a maior bolsa esportiva atual e uma empresa pública com milhões de usuários ativos.

Outras bolsas de destaque são:

  • Betdaq;
  • Smarkets;
  • Matchbook;
  • Ladbrokes Exchange.

Logo, como o Brasil não oferece regulamentações para o trading esportivo, a interação com as bolsas internacionais é fundamental.

Saber como um trader esportivo realiza suas operações é interessante para quem deseja conhecer tipos de investimento variados. A partir do trading esportivo, os fãs de esportes podem criar mais interesse no mercado de ativos e diversificar a carteira. E se você tem interesse no tema, aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre finanças e investimentos!

Luiza Caricati

Jornalista e redatora na Magnetis.

leia mais desse autor