Aprenda como transformar sonhos em objetivos e alcançá-los

por Malena Oliveira | 17/08/2018

sonhos em objetivos

Se existe algo que praticamente todo mundo tem em comum é a vontade de realizar seus sonhos. Apesar disso, nem sempre as pessoas conseguem tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Diante disso, fica a pergunta: por que essa dificuldade acontece?

Algo que muitos ignoram é o fato de que é preciso transformar sonhos em objetivos. Isso facilita tomar atitudes que abram caminho para a realização desses sonhos.

Existem diversos casos em que o sonho é vago, abstrato, difícil de visualizar na prática.

Por outro lado, o objetivo é mais tangível e é possível saber quais passos precisam ser dados para alcançá-lo.

Assim, quando se tem uma meta clara, as chances de realizar o que se deseja passam a ser muito maiores!

Então, que tal aprender a transformar seus sonhos em objetivos e alcançar ainda mais conquistas?

Essa é a proposta deste post! Aqui, vamos mostrar como estabelecer um objetivo, montar um plano prático para alcançá-lo e tornar o passo a passo mais fácil para que as suas metas sejam cumpridas. Acompanhe!

Reflita sobre seus principais sonhos

O primeiro passo para realizar um sonho é saber exatamente o que se quer. Por mais óbvia que a atitude possa parecer, a verdade é que muitas pessoas não reservam tempo para fazer essa reflexão.

Com a correria do dia a dia, há sempre a sensação de que é preciso ter mais tempo livre para se dedicar a isso. Dessa forma, a reflexão é deixada de lado, o que compromete a clareza sobre os sonhos que uma pessoa quer realizar.

Então, faça um esforço. Separe alguns momentos do seu dia ou da sua semana para refletir sobre o que você quer e sobre o que é preciso fazer para chegar lá.

Uma dica útil é pensar sobre como você se imagina no futuro ou que tipo de legado você quer deixar para a sua família.

Entenda a diferença entre sonho e objetivo

Depois de refletir sobre o sonho, é hora de transformá-lo em um objetivo claro. Para isso, é preciso compreender a diferença entre sonho e objetivo. Vamos lá?

Sonho

O sonho nada mais é do que um desejo vivo e ardente, algo que se busca com interesse e paixão intensos. Esse desejo pode ser praticamente qualquer coisa: comprar uma casa, ter um filho, ficar milionário, abrir uma empresa, casar, fazer intercâmbio, viajar pelo mundo e assim por diante.

Normalmente, o sonho oferece uma visão panorâmica sobre aquilo que se quer alcançar — ou seja, não necessariamente é constituído de detalhes. Ele está mais focado no destino final do que na jornada que será percorrida para chegar lá.

Objetivo

Assim como o sonho, o objetivo é algo que se quer alcançar. Entretanto, ele tem um aspecto mais prático. Ao contrário do sonho, um objetivo engloba os passos que serão dados para conquistar o que se deseja. Por isso, ele lida com fatores como o tempo, o custo, o esforço, a estrutura e os processos necessários para atingir a meta desejada.

Transforme o sonho em um objetivo claro

Digamos que o seu maior sonho atualmente seja ter a casa própria. Para que ele se transforme em um objetivo, é preciso considerar alguns dos fatores que mencionamos no tópico anterior.

O primeiro item a ser definido, então, é o prazo: assim, o objetivo pode ser comprar a casa própria no segundo semestre do ano que vem, por exemplo.

Depois disso, é preciso colocar no papel tudo o que se imagina que seja necessário para a realização do objetivo. No exemplo acima, algumas perguntas que podem ajudar nesse processo

  • Minha renda atual e meu dinheiro guardado me permitem financiar ou comprar à vista?
  • Quanto dinheiro preciso poupar para comprar a casa própria?
  • Meus gastos me permitem poupar quanto da minha renda para esse objetivo?
  • Se eu financiar, em quanto tempo posso quitar a dívida?
  • Vou conseguir pagar um empréstimo e equilibrar as contas?
  • É possível mudar de emprego ou cortar algum gasto para aumentar a quantia poupada?

É natural que essa etapa exija um pouco mais de detalhamento. Quanto mais minucioso você for, mais clareza e facilidade terá para montar um plano de ação para alcançar a meta.

Monte um plano para colocar o objetivo em prática

Depois de transformar o seu sonho em um objetivo, é preciso criar um plano para realizá-lo. Veja, a seguir, quais são os principais pontos para montar fazer o seu planejamento.

Divisão em curto, médio e longo prazos

Estabelecer prazos para a realização do seu objetivo ajuda a deixar ainda mais claro o que você precisa fazer para alcançá-lo. Dividi-lo em metas menores, que podem ser alcançadas em menos tempo, também vai auxiliar na sua organização.

De volta ao exemplo da casa própria, você pode estabelecer uma data mais distante para ter o seu financiamento quitado, mas pode pensar em datas mais próximas para ter poupado 30% do valor do imóvel, 60% do valor do imóvel, e assim por diante.

O longo prazo nada mais é do que "data final de entrega" do objetivo. A partir dela, você pode dividir esse prazo em períodos menores de tempo para entregar cada fase do seu projeto. Assim, fica mais fácil saber se você está no caminho para realizar o seu sonho ou se precisa fazer algum ajuste na rota.

Subdivisões por áreas

Além de separar o plano de acordo com os períodos-chave, algo que facilita muito a execução é subdividir as metas por áreas. Podem ser, por exemplo, o que fazer quanto à questão financeira (poupança e investimentos), à organização (processos e burocracia) e às pessoas envolvidas (quem precisa fazer o quê).

A partir daí, é possível ter metas específicas para cada uma dessas áreas e determinar quais ações devem ser realizadas em cada grupo de atividades.

Também vale fragmentar cada atividade em tarefas menores, como simular um financiamento no banco, buscar um corretor de imóveis confiável, entender quais documentos precisam ser emitidos para concluir o processo de compra, entre outras questões.

Prazos e responsabilidades

Quanto mais se detalha o plano de ação, maior é o número de tarefas que vão fazer parte do planejamento. Para que não haja desorganização, é fundamental que cada atividade tenha um prazo e, no caso de objetivos compartilhados, uma pessoa responsável.

Mensuração de resultados

No processo de realização de um objetivo, é fundamental ter uma visão ampla de tudo o que é feito para garantir que a meta será alcançada.

Assim, é preciso registrar cada etapa que é realizada e refletir sobre o quanto ela contribui para a realização do objetivo. Isso também ajuda a identificar quais etapas estão bloqueando o caminho e o que é necessário fazer para eliminar a barreira.

Quanto mais organização houver, mais fácil é identificar os pontos de melhoria para que tudo corra conforme o previsto.

Poupe e invista

Uma das ferramentas mais importantes para alcançar boa parte dos seus objetivos são as suas finanças. Afinal, na maioria das vezes haverá a necessidade de desembolsar algum dinheiro para realizar seus sonhos.

O primeiro passo para ir em busca do que você deseja é ter uma reserva de emergência para imprevistos ou boas oportunidades que podem surgir no meio do caminho.

Então, inclua no seu planejamento um tempo para estudar e analisar opções de investimentos que podem ajudar você a conquistar aquilo que você quer.

O processo de transformar sonhos em objetivos tem tudo a ver com o bom uso do dinheiro. Então, se você gostou deste post, agora é hora de aprender a definir e cumprir metas financeiras. Deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência nesse assunto!

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

Aprenda como transformar sonhos em objetivos e alcançá-los
5 (100%) 3 vote[s]