Magnetis Update 2020
dia 21/10 às 18h online e gratuito
X inscreva-se e garanta a sua vaga
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Units: entenda como são compostas e como adquiri-las

como investir na bolsa de valores

As units são ativos constituídos por diferentes classes de valores mobiliários. São negociadas em conjunto, mas compradas e vendidas como unidade. Apesar de pouco conhecidas no mercado, são boas alternativas para quem gostaria de obter vantagens na bolsa de valores.

Assim, em vez de comprar ações específicas de uma empresa, você pode optar pelas units. Geralmente, o conjunto inclui 1 ação ordinária e 2 preferenciais — ou vice-versa. Adquirindo units, você aumenta seu portfólio e garante benefícios, como preferência na distribuição de dividendos, alta rentabilidade e direito a voto em assembleia.

Quer saber mais sobre as units, como elas são compostas e as diferenças das ações ON e PN? Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que são units?

As units também são chamadas de certificado de depósito de ações e englobam ativos de diferentes classes. Elas são uma espécie de pacote mobiliário composto, geralmente, por ações preferenciais (PN) e ordinárias (ON). 

Apesar de serem menos comuns no mercado, as units oferecem as mesmas vantagens dos ativos que fazem parte do pacote. Por exemplo, você pode adquirir units formadas por uma ou mais classes de ações, como 2 ações ordinárias + 1 ação preferencial. A escolha do número de ações dependerá dos seus objetivos.

Caso as units sejam formadas por ações ON e PN, quem investe tem direito a voto em assembleia e prioridade para receber proventos. Ou seja, a pessoa obtém as vantagens de todos os ativos incluídos no pacote. Ela também pode realizar a subscrição de ações, caso seja necessário.

Esse, aliás, é um dos maiores atrativos para quem deseja aplicar nessa categoria. Os benefícios são vantajosos graças à mistura de modalidades dos ativos incluídos nas units. No entanto, os usufrutos são limitados à parcela do ativo dentro do pacote. 

Como as units são compostas?

As units consistem em uma ou mais classes de valores mobiliários negociadas em conjunto. Por isso, no mercado, são vendidas ou compradas como uma unidade, mas podem ser compostas por uma ação preferencial e uma ação ordinária, por exemplo.

A negociação de units é feita na bolsa de valores brasileira, e elas são identificadas pelo número 11 ao final do código da empresa. As ações do Banco Inter, por exemplo, são categorizadas como BIDI4 e BIDI3, enquanto as units são intituladas BIDI11.

Veja mais algumas units:

  • AES Tietê (TIET11): 1 ação ON + 4 ações PN;
  • Alupar (ALUP11): 1 ação ON + 2 ações PN;
  • Energisa (ENGI11): 1 ação ON + 4 ações PN;
  • Klabin (KLBN11): 1 ação ON + 4 ações PN;
  • Santander Brasil (SANB11): 1 ação ON + 1 ação PN.

A estrutura das units depende do capital da empresa. Como ela não é uma ação singular, mas um conjunto de ativos diferentes, nem todas as organizações oferecem essa modalidade de investimento

Para saber como cada unit é composta, você pode consultar a lista no site da B3.

Quais são as diferenças entre units, ações ON e ações PN?

Antes de investir em units, é essencial entender a diferença entre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN). 

Ações ordinárias

As ações ordinárias são aquelas que representam direito a voto em assembleia para todos os titulares. Além disso, acionistas que adquirem esses papéis recebem os dividendos segundo critérios da empresa e após os acionistas preferenciais. Em outras palavras, ao adquirir ações ordinárias, você se torna uma espécie de sócio.

Os riscos das ações ordinárias são maiores, mas as recompensas também. Se uma empresa tem bastante lucro, o detentor de ações preferenciais recebe um valor fixo. Por outro lado, quem investiu em ações ON ganha boa parte dessa lucratividade. 

Além disso, quando empresas menores são vendidas para grandes corporações, quem aplica em ações ordinárias obtém mais proventos. 

As ações ordinárias são representadas pelo número 3 ao final do código. Por exemplo: ITUB3, BIDI3 e PETR3.

Ações preferenciais (PN)

Quem adquire ações preferenciais (PN) tem prioridade para receber os dividendos da empresa. Esse é o maior benefício desse tipo de negociação, porém, quem opta por ações PN não tem poder de influência na assembleia geral dos acionistas.

Em casos de falência ou fechamento de uma empresa, os acionistas preferenciais têm mais chances de reaver uma parte dos investimentos. No Brasil, ações PN têm mais liquidez na bolsa.

Além disso, as ações PN são exigíveis, ou seja, a empresa pode obtê-las de volta quando quiser. Acionistas minoritários também são menos protegidos pelas ações preferenciais, porque não têm direito a voto. 

Por outro lado, as ações preferenciais são consideradas mais vantajosas para iniciantes ou para quem pretende começar aos poucos. Isso, porque têm maior liquidez e são mais fáceis de negociar, além de oferecerem vantagens na distribuição de dividendos. 

As ações preferenciais são identificadas pelo número 4 ao final da sigla, como em ITUB4, BIDI4 e PETR4.

Units

Como vimos, as ações preferenciais e ordinárias apresentam algumas diferenças entre si. As units, portanto, são a junção de uma ou mais ações dessas categorias, formando um tipo de pacote de investimento. Quem deseja comprar 1 ação ordinária + 4 ações preferenciais, por exemplo, pode optar pelas units. 

As units funcionam como uma união das duas modalidades de ações. Em alguns casos, é possível obter os benefícios de ambas: lucro com dividendos e direito a voto. Contudo, são boas alternativas principalmente para aqueles que já têm certa experiência no mercado financeiro. 

Como adquirir units?

As units são negociadas na bolsa; então, o processo é similar à compra de ações. Para adquirir units, abra uma conta em uma corretora, pesquise quais ofertas você gostaria de fazer, emita ordens de compra e pronto! Depois, é só acompanhar as movimentações pelo home broker.

As units são investimentos de renda variável, diferentemente das operações compromissadas, por exemplo. Então, como os preços mudam com frequência, é fundamental acompanhar as oscilações dos valores dos papéis. 

Além disso, definir uma estratégia e analisar o seu perfil faz parte do investimento. Então, caso você tenha dúvidas e inseguranças sobre a aquisição, busque ajuda de uma empresa especializada, para facilitar o processo. 

As units são opções interessantes para diversificar a carteira, lucrar com dividendos e obter pacotes de ações, entre outras vantagens. Agora que você já sabe como essa modalidade de investimento funciona, confira quais são as ações mais baratas negociadas na bolsa.